Oficinas e Workshops

Oficinas Pedagógicas de Informática

As Oficinas Pedagógicas de Informática são um espaço de reflexão e aprendizagem sobre a prática pedagógica apoiada em recursos tecnológicos. O objetivo das Oficinas é de promover encontros periódicos com os professores da rede municipal de educação, onde serão realizadas atividades pedagógicas com a utilização da informática.

O objetivo é trabalhar com os professores atividades práticas que possam ser repassadas aos alunos.

A carga horária prevista para Oficinas é de 4 horas, contemplando o número máximo de 5 Oficinas durante o ano, totalizando no máximo 20 horas. As oficinas são selecionadas no início do desenvolvimento da proposta pedagógica, mas poderão ser substituídas por outras conforme as necessidades/solicitações dos professores e/ou Secretaria de Educação. Os professores deverão receber os certificados referentes à participação e repasse aos alunos.

Oficinas e Workshops

 

Título

Descrição

OFICINA G-COMPRIS

O G-Compris é um programa educativo que apresenta diversas atividades voltadas para crianças dos 2 aos 10 anos. Apresenta atividades lúdicas nas áreas de Geografia, Matemática, Alfabetização, Desenhos, leitura entre outros. O Objetivo desta Oficina é apresentar as ferramentas aos Professores e orientá-los no desenvolvimento de atividades focada no processo de aprendizagem.

 

TUX PAINT

Tux Paint é um programa educativo que estimula a criatividade das crianças através de ferramentas simples de desenhos. Além de poder colorir algumas figuras prontas, as crianças também poderão criar os seus próprios desenhos, com direito a carimbos e uma série de efeitos especiais que deixam os usuários soltarem a imaginação, incluindo efeitos de arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, negativo, desenho animado, fagulhas e muitos outros.

 

ARTISTA DIGITAL

As artes visuais permitem a comunicação por meio de cores, formas, linhas e texturas, além de ser uma das primeiras formas de linguagem utilizada pela criança, já que o desenho é uma prática recorrente logo no início da infância. Nesse contexto, o computador pode ser um excelente recurso para o desenvolvimento dessa prática. Nesta proposta, inspirados pelo olhar de um artista ( Pablo Picasso) e utilizando sua técnica de criação, os alunos poderão desenvolver habilidades como a criatividade e alfabetizando–se no código visual e enriquecendo suas produções.

 

REDESCOBRINDO O ESPAÇO GEOGRÁFICO

Através do programa Google Earth os alunos poderão viajar para diversos pontos do Mundo, poderão passear pelas ruas de Paris, conhecer o lugares peculiares ou simplesmente localizar a sua casa através de um espaço tridimensional. Permite a exploração de diversos conteúdos nas áreas de Geografia, Ciências, Língua Portuguesa, História, Artes e Inglês.

 

POESIAS VIRTUAIS

Nesta oficina o gênero textual Poesias será apresentado através de um programa na Internet de Ciberpoemas, permitindo que os alunos interajam com elementos diversos onde poderão montar a sua própria obra literária. Desda forma os alunos serão estimulados ao desenvolvimento da criatividade através de uma nova forma de expressão.

 

CURTAS NA ESCOLA

Inspirados nos grandes clássicos da Disney, esta oficina trabalhará o desenvolvimento e criação de pequenos vídeos onde os alunos terão a oportunidade de criar uma sequência de animação, utilizando de diversos recursos como efeitos em imagem, inserir trilha sonora, criar legendas, etc.

 

CONSTRUINDO UM LIVRO VIRTUAL

Nesta Oficina os alunos darão asas a imaginação estimulados pelo software “Livros Digitais”. Neste programa eles poderão registrar ideias, criar narrativas, trabalhar o layout de página, inserindo fotos e imagens que desejarem. E por que não organizar um lançamento do livro virtual?

 

LEONARDO DA VINCI

 

ANIMANDO A IMAGINAÇÃO

Trabalhar a produção de texto coletivo utilizando como estímulo a leitura de imagens. Esta atividade contribui para o desenvolvimento da criatividade, do raciocínio lógico, explora a sequenciação na construção do texto, agilidade na leitura e escrita e ortografia.

 

CRIANDO ANIMAÇÕES

O uso da animação pode ser fonte de investigação e análise da visão de mundo de seu aluno e das diferentes linguagens utilizadas na elaboração da animação. O aluno tão habituado ao caderno e a caneta descobre novas formas de expressar seus pensamentos experimentando novas linguagens e ampliando seu repertório cultural.

 

HQS – CONSTRUINDO HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Oferecer aos Professores os Recursos das HQs – Histórias em Quadrinhos – que poderão utilizar como recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Utilizaremos o programa HagáQuê desenvolvido pela Unicamp – Universidade de Campinas – SP com o objetivo de facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.

 

Workshops

 

Título

Descrição

HIPERTEXTO

O objetivo desta Oficina é oferecer aos Professores noções básicas de edição e formatação de textos, assim como a organização de arquivos em Pastas. O conteúdo trabalhado abordará a Formatação, Inserção de Imagens, Correção Ortográfica e Inserção de Links com páginas de Internet ou outros documentos.

 

CÁLCULOS E GRÁFICOS

Nesta Oficina, os Professores aprenderão como trabalhar a Matemática através de Planilhas Eletrônicas e Gráficos que poderão ser utilizados em atividades com alunos, mas também para melhorar os projetos pedagógicos.

 

OS GAMES NA EDUCAÇÃO

Os games sempre foram encarados como vilões na área educacional por dispersarem os alunos de seus estudos. Hoje os vídeogames fazem parte da cultura de jovens a adultos e por que não utilizá-los em benefício do processo educativo? Esta Oficina apresentará a importância dos jogos eletrônicos na cultura do séc, XXI e os jogos que contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades e competências nos alunos de forma lúdica e eficiente.

 

OFICINA DE DESENHO

Esta Oficina faz uma revisão da utilização das diversas ferramentas apresentadas no Windows através do editor de desenhos “Paint”.

 

IMAGEM & AÇÃO

Desenvolver técnica e criatividade através da composição de imagens. Durante a Oficina será apresentadas diversas ferramentas de colagens, recortes, efeitos que poderá ser utilizados pelos Professores na proposta de diversos projetos.

 

CRIANDO APRESENTAÇÕES

Nada melhor do que uma apresentação objetiva e com o visual atraente para apresentar suas ideias. Os Professores irão desenvolver uma apresentação onde serão trabalhados a inclusão de textos, imagens, hiperlinks, efeitos de imagens e sons.

 

NAVEGANDO NA WEB

Esta oficina é voltada para professores que não conhecem a Internet. Durante o desenvolvimento do trabalho serão apresentados o Netiquette (Etiquetas da Internet), apresentação de sites de busca e filtragem de temas, site direcionado a educadores com dicas de atividades práticas a ser desenvolvida com os alunos.

 

BLOGS NA EDUCAÇÃO

Esta oficina buscará mostrar como os Blogs disponíveis na rede Internet podem ser utilizados no ensino fundamental e no cotidiano escolar. Durante a Oficina será demonstrado as possibilidades das ferramentas e propiciará que cada professor construa seu próprio Blog.

 

CONSTRUINDO UMA WEBQUEST

WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. Em linhas gerais, uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilização de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles.

 

LUZ, CÂMERA E AÇÃO.

O Windows Movie Maker é um programa que permite capturar, criar ou editar vídeos e apresenta diversas opções pedagógicas interdisciplinares. Dramatizar situações históricas e registrar processos de pesquisa, podendo inclusive passar pelo ato de contar a própria vida são alguns dos exemplos de sua utilização. E porque não promover um Festival de Vídeos tendo com eixo temático o conteúdo trabalhado?

 

DESENVOLVENDO PROJETOS DIGITAIS

O desenvolvimento das Oficinas Pedagógicas na Informática baseia-se na capacitação de professores atuantes em conceitos e práticas relativos à utilização eficaz da informática no processo de ensino e aprendizagem. Nesta Oficina será apresentado aos Professores o Software de Autoria Edilim. O programa permite a criação de aulas digitais, oferecendo ao professor a utilização de inúmeros recursos como som, animação, imagens, filmes, textos, atividades, brincadeiras entre outros, permitindo estimular o interesse do aluno em relação ao conteúdo apresentado através de recursos multimídia.

 

CRIANDO JOGOS EDUCATIVOS

Apresentar aos Professores as ferramentas de criação de Jogos como importante recurso na construção do raciocínio lógico e do processo de ensino-aprendizagem.

 

A NOTÍCIA NA ESCOLA

Será apresentada também durante a oficina a importância em se debater as notícias atuais com os alunos, abrindo espaço para a oralidade e debates do cotidiano. Será apresentado durante a Oficina dicas para a construção de um jornal onde serão trabalhada a digitação e formatação de textos no formato de Jornal (Word) e inserção de imagens.

 

TURISMO VIRTUAL

Apresentar aos professores o trabalho com localização compartilhando informações sobre o mundo através de um passeio em 3D em alguns dos principais pontos turísticos do mundo e apresentação de alguns recursos de pesquisa a serem apresentados aos alunos.

 

TURISMO DIGITAL

Apresentação da montagem de um folder explorando os principais pontos turísticos da sua cidade. O trabalho será desenvolvido através da diagramação de um folder e pesquisa na Internet de imagens e informações turísticas.

 

MEDIDA CERTA

Durante a Oficina os Professores aprenderão a trabalhar com uma planilha eletrônica através do cálculo do IMC – Índice de Massa Corpórea – e analisar se os alunos estão acima ou abaixo do peso ideal. Será elaborado também um gráfico para facilitar a leitura dos dados.

 

LOUSA INTERATIVA

A lousa interativa é um recurso multimídia que serve para estimular o processo de ensino-aprendizagem através da utilização de diversos recursos com objetivo de tornar a aula mais dinâmica e interessante. Durante a Oficina serão realizadas atividades práticas, unindo o recursos da lousa ao processo criativo dos professores.

 

NAVEGANDO PELO PORTAL

Será oferecido oas professores links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante.